giovedì 7 agosto 2008

Regressar a Lisboa...

Envia-nos Ivana Bartolini algumas "das sensações que Lisboa oferece a uma pessoa como eu". e autoriza-nos a publicá-las no nosso blog:


Gosto de algumas coisas na minha vida, uma delas é voltar a Portugal e regressar a Lisboa.

Este é o segundo ano em que venho aqui para estudar a língua portuguesa e posso dizer que o País me oferece sempre novas sensações positivas.

Por exemplo, lendo a poesia no Blog lembrei-me de uma coisa que vi há alguns dias atrás, na Praça da Alegria (mas onde há outra praça com um nome tão agradável? Não conheco outra que só com seu nome me posse fazer sonhar).

Foi aí que vi uma cena idêntica à descrita na poesia de O'Neil. Talvez fossem mesmo eles: a velha senhora inglesa e o velho senhor português... esta é a magia de Lisboa! Senti muita ternura e pensei que Lisboa poderia chamar-se: "LISBOA A MAGICA".

Cada cantinho de Lisboa inspira uma poesia. É o País da poesia.

Ontem na Rua do Alecrim, vi o lindo monumento de Eça de Queirós, que tem entre os braços uma mulher coberta só com um véu. Em baixo há uma sua frase: "Sobre a nudez forte da verdade o manto diáfano da fantasia".

O meu pode ser um olhar positivo sobre a vida, mas parece-me que aqui as pessoas transmitem muita calma e eu sinto-me em casa.

Talvez uma cegonha não se tenha decidido deixar uma menina neste lugar e agora, no fundo dela, qualquer coisa de Lisboa permance...


IVANA BARTOLINI

Nessun commento: