lunedì 31 maggio 2010

Uma aluna conta a experiência do DUPLE - exame de língua portuguesa

Estou cansada e um bocado preocupada porque o exame foi muito cansativo e difícil.
A do DUPLE foi uma experiência mística... seis horas consecutivas de exame sem comer.
Muitas provas: Compreensão estrutural do texto - acredito tê-la feito de maneira suficiente numa hora e 15' de tempo.
Duas composições (250-280): uma era uma carta formal para participar num concurso e ganhar uma viagem grátis de um ano à volta do mundo fazendo algumas actividades de tipo apoio humanitário, trabalho etc. Escrevi praticamente um currículo de habilitações pessoais e de trabalho e as minhas expectativas sobre as actividades do concurso. A segunda composição era à escolha e eu escolhi "perda da identidade nacional e globalização". Acho que foram ambas composições suficientes sobretudo porque o tempo era de 1 hora e 45 minutos em tudo.
Depois começaram uma sequência de exercícios gramaticais: 60 perguntas agrupadas por tipologia, uma das quais penso ter errado.
Era um texto de 10 linhas, uma linha depois da outra com uma palavra que não estava certa no contexto, mas que não era errada e que se devia assinalar; mas não estou certa de ter compreendido e acho que me confundi.
As outras perguntas eram de nível possível e acredito que as fiz mais ou menos correctamente.
A prova de compreensão oral foi bastante difícil porque o texto era verdadeiramente complexo, ainda que fosse pronunciado claro e não muito rapidamente. Pode ser que tenha acertado numa boa parte das 20 perguntas sobre os três textos.
O momento melhor do exame foi a conversa. Fiz o exame com uma moça que frequenta a Universidade da Tuscia com a professora Cândida, e fizemos uma conversa sobre as motivações de estudarmos portugês e foi muito agradável. A professora disse-nos que tinha sido uma boa conversa.
Cheguei às sete horas e meia de Viterbo e agora vou concluir o dia.
A Via dei Portoghesi agradece o relato e deseja a melhor sorte do mundo para esta nossa cara aluna!

2 commenti:

Guerda ha detto...

Hola!!

Penso em passar o exame do DUPLE, finalemente, conseguiste?

Podes responder-me sobre parvanubes@live.Ff .

Obrigada

Nub'z

ciudadanodelmundo ha detto...

Ciao, tutto bene? Olá, tudo bem?

Então e como foram os resultados? passaste a prova?

Vou fazer o exame na convocatória de Julho, e estou entre fazer o DAPLE ou DUPLE ainda não sei.

Cumprimentos,

Juan