lunedì 5 dicembre 2011

Fado, património imaterial da Humanidade: Cristiano Cirillo


Alguns alunos de Português enviaram-nos os seus textos comemorativos da grande alegria que foi, para Portugueses e Lusófilos, a atribuição ao Fado pela UNESCO, no passado dia 27 de Novembro, da categoria de Património Imaterial da Humanidade.
http://www.publico.pt/Cultura/o-fado-ja-e-patrimonio-mundial-1522758

Muito obrigado, Cristiano!


Fado

Como amante da língua e cultura portuguesa, queria falar do fado e deste país de fadistas; uma canção tão amada duma terra tão sonhada, que se tornou agora Património Imaterial da Humanidade.
Não posso deixar de manifestar agrado ao saber que o Fado, aquela lindíssima canção que une todos os portugueses, aquele fado que me faz sonhar e que encanta todos alcançou este maravilhoso reconhecimento da UNESCO na ilha de Bali.
Um reconhecimento que valoriza, ainda mais, a sua divulgação. Todo o mundo conhece este tesouro português, e que graças à voz da sua rainha Amália e dos seus seguidores chegou além das fronteiras.
Único no seu género, é uma forma de arte que vale a pena apreciar, e constitui o marco de um país feito de artistas que deixaram os seus sinais e se tornaram conhecidos pelo mundo inteiro.
Gosto do fado, gosto de ouvi-lo, porque para mim é como sonhar passear pelas ruas de Lisboa e inebriar-me com “uma guitarra afinada, uma voz bem timbrada”e esquecer-me de tudo, como entoa Carlos Ramos em “Canto o fado”.
Queria apresentar os meus Parabéns ao Fado pela vitória atingida.
Viva o Fado!!!

Nessun commento: