martedì 6 dicembre 2011

Fado, património imaterial da Humanidade: Vilma Gidaro




Alguns alunos de Português enviaram-nos os seus textos comemorativos da grande alegria que foi, para Portugueses e Lusófilos, a atribuição ao Fado pela UNESCO, no passado dia 27 de Novembro, da categoria de Património Imaterial da Humanidade.
http://www.publico.pt/Cultura/o-fado-ja-e-patrimonio-mundial-1522758

Muito obrigado, Vilma!




Tenho o coração cheio de gratidão pelas cantoras das tabernas de Lisboa, pelas vozes delas que permitiram ao fado de vir à luz, pelos nobres que graças a elas o conheceram e o introduziram nos salões do findar do XIX século.

E ainda por Ercília Costa, primeira fadista com projecção internacional e pelos escritores das letras do fado que descrevem a saudade, a paixão, o ciúme, as pequenas histórias do quotidiano da capital, e pela maravilhosa Amália da Piedade Rebordão Rodrigues exemplo máximo do fado de Lisboa apresentado no mundo.

Falei de gratidão porque agora o Fado é também património meu. Então continuo a agradecer, também, os cantores do Fado de Coimbra (estudantes da Universidade) que deram ao fado outro sentido, o sentido social e político. Fado menos amado do que o fado de Lisboa, mas para mim igualmente interessante e importante. Um nome por todos: José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos conhecido como Zeca Afonso.

Depois deste resultado Portugal será mais apreciado e obterá benefícios materiais: este o meu desejo para o meu país de eleição, sobretudo neste altura de aflição e de crise.

Nessun commento: