martedì 6 dicembre 2011

Fado, património imaterial da Humanidade: Emanuele Inserto



Alguns alunos de Português enviaram-nos os seus textos comemorativos da grande alegria que foi, para Portugueses e Lusófilos, a atribuição ao Fado pela UNESCO, no passado dia 27 de Novembro, da categoria de Património Imaterial da Humanidade.
http://www.publico.pt/Cultura/o-fado-ja-e-patrimonio-mundial-1522758


Muito obrigado, Emanuele!



A UNIVERSALIDADE DO FADO


Porque é que o fado hoje tem que ser considerado um “Património Imaterial da Humanidade”? Porque é que esta música é tão importante? E por que a chamamos “universal”?

Para responder a estas três perguntas temos que pesquisar as suas raízes históricas, não só portuguesas.

De facto o fado nasce no começo de XIX século. Nos últimos anos da colonização do Brasil, que declarou a sua independência em 1822. Naquela época a sociedade portuguesa e, em particular, a sociedade lisboeta era constituída por uma grande quantidade de estrangeiros. Muitos deles eram africanos e tinham uma cultura diferente - dançavam uma música sensual e doce: o “Lundum”.

Este estilo musical tem uma importância fundamental e é também importante saber que esta música tem em si melodias árabes e ritmos do Norte de África. Do encontro do lundum com os cantos e as danças populares, seja em pátria, seja nas colónias brasileiras, nasceram os primeiros fados.

Então podemos falar do fado como união das culturas diferentes:

_a cultura africana, que traz consigo elementos árabes e dos povos nómadas.
_a cultura europeia de Lisboa, que ltraz consigo elementos musicais populares portugueses mas também espanhóis e provençais.
_a cultura do mundo novo das colónias em Brasil, onde povos diferentes se encontram com as suas próprias danças e os seus próprios cantos.
_a cultura musical de outros países europeus, no encontro do fado com a música clássica.
_a cultura literária do Portugal e dos países de língua portuguesa.
_a cultura musical dos povos de todas as colónias portuguesas na Ásia, na África e na América do Sul.

Por isto podemos considerá-lo uma música universal. As suas origens, as suas raízes, têm elementos comuns com muitas culturas e fazem dele uma linguagem musical de comunicação entre os povos. Uma comunicação dos sentimentos profundos. Do amor, da dor, da felicidade e da tristeza da nossa própria alma.

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