mercoledì 14 dicembre 2011

Ivana Bartolini: conto de Natal


Ilustração de CATERINA MARTINI publicada em http://crazyoverdaisy.typepad.com/blog/


Pedimos aos alunos que escrevessem um pequeno conto de Natal...


Um Natal diferente


O Natal está mesmo atrás do cantinho!
Os meus Natais têm um gosto antigo. São cheios de calor e de parentes. Junto aos meus pais, foram sempre numerosos a festejá-lo em nossa casa.
Acho que a minha infância e também a minha adolescência foram tão belas porque houve o calor da família. Os tios, os primos, os avós, todos reunidos!
Depois o jantar natalício chegavam os vizinhos que moravam no nosso andar e a festa era completa.
Os adultos jogavam à tômbola ou às cartas e as crianças jogava com as bonecas de pano ou com os brinquedos feitos de madeira e de lata.
Lembro-me dum Natal em que, sentados já à mesa, tocou a campainha da porta da entrada para avisar a chegada de alguém.
Os meninos pensaram imediatamente no Pai Natal que chegava para trazer brinquedos e doces...e numa certa maneira foi um Pai, mas um Pai muito triste e sozinho.
Chegou o senhor que morava no apartamento em baixo e pediu aos meus pais para se unir a nós. Disse que ouvira a nossa alegria e a sua solidão se tinha tornado ainda maior e assim ganhou a coragem de tocar à nossa porta... Nenhum de nós tinha pensado nele!
Foi um Natal diferente que me fez reflectir e o meu olhar sobre o sentido de “família”, desde aquela noite mágica, passou a ser diferente...
Ainda hoje, tenho a certeza, este homem está comigo e ficará para sempre.

IVANA BARTOLINI

Nessun commento: