mercoledì 23 luglio 2014

A M Á L I A - 94 anos depois...

Ninguém na família sabia ao certo o dia em que Amália nascera. Filha de gente humilde e com muitos filhos, dizia-se: "nasceste no tempo das cerejas!"... Difícil imaginar forma mais poética de nomear o dia em que se vem ao mundo - poesia que, no caso de Amália, se cumpriu em pleno.


Na certidão de nascimento Amália nasceu há exactamente 94 anos: 23 de Julho de 1920. Via dei Portoghesi recorda com SAUDADE a grande embaixadora da alma portuguesa neste dia.



o vento ao passar murmurava o teu nome...
depois de o murmurar - deixou-me.




Com o seu chicote o vento
Quebra o espelho do lago
Em mim foi mais violento o estrago

Porque o vento ao passar
Murmurava o teu nome
Depois de o murmurar, deixou-me

Tão rápido passou
Nem soube destruir-me
As mágoas em que sou tão firme

Mas a sua passagem
Em vidro recortava
No lago a minha imagem de escrava

Ó líquido cristal
Dos meus olhos sem ti
Em vão o vendaval pedi

Para que se quebrasse
O espelho que me enluta
E me ficasse a face enxuta

Ai meus olhos sem ti...
Sem ti...

Em mim foi mais violento, o vento

Nessun commento: