martedì 23 giugno 2015

La parola allo studente: Radiana Nigro, "Um novo aluno"

A nossa aluna RADIANA NIGRO introduz "um novo aluno" muito especial nas aulas de português do Instituto de Santo António. Bem-hajas, Radiana, por este texto tão simpático!



UM NOVO ALUNO

Ontem à tarde, durante o curso de português, ouvimos alguém batendo à porta da nossa sala.
“Entre!“- disse o Francisco -  e vimos entrar um homem bastante pequeno e um bocadinho cómico, com bigodes,  um par de óculos redondos, uma gabardina e um chapéu que imediatamente tirou da cabeça para apresentar-se:
“Boa tarde, queria desculpar-me pelo incómodo, mas tenho necessidade de ajuda. Soube que aqui há o melhor professor de português do mundo e, depois de ter deixado - há muito tempo - de falar na minha língua materna, para não a esquecer completamente, teria necessidade de frequentar as suas aulas”.

“Bem vindo”- respondeu o Francisco e perguntou -“desculpe, qual é o seu nome?”

“Chamo-me Alberto, ou talvez Bernardo, mas também Álvaro,ou ainda melhor Ricardo… na realidade ainda estou à procura de uma identidade. Sou do signo dos Gémeos e nasci no dia de Santo António, a 13 de Junho, às 3.20 da tarde, no quarto andar esquerdo do Largo de São Carlos em Lisboa. Sou bastante solitário, gosto muito de fumar, de beber, de passear pela Baixa lisboeta até que ao fim vou parar num café para uma bica.O fundamental da minha vida está na Poesia onde derramo o meu desassossego e a minha inquietação. Não consigo distinguir a sinceridade do fingimento, mas tenho a clara consciência disto: a minha pátria é a língua portuguesa”.

E foi assim que, graças ao Francisco, Fernando Pessoa tornou-se um nosso colega de turma.

RADIANA NIGRO

1 commento:

Anonimo ha detto...

texto estupendo! muito obrigado!