martedì 10 maggio 2016

CECILIA SACCHI sobre Santo António de Lisboa e de Pádua

Agradecemos à nossa aluna CECILIA SACCHI o texto cheio de afetividade que escreveu sobre Santo António e a imagem qe lhe juntou - e quis partilhar com os leitores do nosso blogue.
Obrigado, Cecilia!


Basilica di S. Antonio al Laterano

Quando eu era criança a minha mãe falava-me de Santo António. Ela, como a minha avó, era muito devota ao Santo.   

Eu não compreendia bem como fosse possível que o Santo António, nascido em Portugal na cidade de Lisboa, fosse chamado e conhecido com o nome de Santo António de Pádua!                             

Eu dizia-lhe: "mas, se o Santo António nasceu em Lisboa, porque é que o chamam  Santo António de Pádua?!!!?                                

A mamã contava-me a vida e os belíssimos milagres do Santo, eu escutava fascinada e pensava que os Portogueses deviam ter muita pena por esta situação. Também a basílica de Pádua, mesmo sendo esplêndida, fica muito longe... 

Como se pronunciou o papa Leão XIII, o Santo António é  ''O Santo do mundo todo ''; a sua popularidade é tal que não é uma exagero dizer que não haja uma igreja onde não se encontre uma estátua do Santo! E ali há sempre velas acessa! Com a sua ternura ninguém ficará desiludido! 

Como se festeja o Santo António em Lisboa não se festeja em nenhum outro lugar. Eu gostaria de ir a Lisboa no dia 13 de junho para viver essa experiência inesquecível: a grande fé dos habitantes, a alegria da festa, a música, as danças, e o arco-iris das cores..... Viva o Santo António!

CECILIA SACCHI

Nessun commento: