lunedì 20 novembre 2017

Nicoletta Del Gaudio: Uma praia da minha vida






Uma praia da minha vida

Gosto imenso do mar, no verão mas também no inverno, ele infunde-me um sentido de liberdade, serenidade. 
Uma praia que lembro com muita saudade é aquela de Lefkada, na Grécia que não só visitei, mas fiz ali campismo no verão do 1996.  Aquele foi um ano muito pesado e doente, não conseguia encontrar paz e serenidade, estava com a minha família, o meu marido e os meus filhos, e também com as famílias das minhas irmãs; eu não gostava de ninguém, queria ficar sempre sozinha.  Parecia que um estranho veneno tivesse tomado conta de mim e eu não conseguia ficar em nenhum lugar tranquila, parada, quieta. 
Normalmente quando me encontrava numa situação semelhante ler livros ajudava-me muito, mas não naquela ocasião.  Imergir-me nas estórias que pertenciam às outras pessoas afastava-me dos desagradáveis e maus pensamentos, mas não desta vez; tentei, mas ficava sempre na mesma página, a minha cabeça trabalhava muito contra mim, o medo de não saber como encarar os dias seguintes, em particular no regresso das férias, o terror de não conhecer como viver dia após dia com esta mágoa dentro, não me deixava livre de viver as histórias dos outros. 
Só uma coisa tinha o poder de me acalmar: ver o mar, aquele mar, limpo, transparente, lindo que sacudia sobre os rochedos produzindo um barulho que me fazia tornar tranquila, em paz.  Só olhando aquela maravilha e escutando os sons que produzia me fazia pensar que a vida continuava, que ainda se muitas coisa mudam causando sofrimento não significa que muitas coisas maravilhosas não podem ainda acontecer. 
E realmente foi assim, mas foi necessário muito tempo para o ocorrer.
Agora gostaria muito de voltar ali, sentar-me sobre a areia, olhar e escutar o mar e agradecer-lhe.

Nicoletta Del Gaudio

Nessun commento: